(Pra compreender totalmente este post é necessário que se leia o post PALPITES INFELIZES, de 03 de abril)
Antes de ontem, o André, dono do blog “Eu Não Sou Virgem, Maria!”, deixou comentário no post PALPITES INFELIZES, onde explica que o conteúdo de seu blog de modo algum é ofensivo a negros ou pessoas com albinismo.
Pedi permissão a ele, e transcrevo abaixo o comentário:
Olá,
Meu nome é André e sou o dono do blog Eu não sou virgem, Maria!, que você citou aqui.Tudo bem?
Primeiro quero dizer que gostei muito de seu blog. Tem textos muito bem escritos e notícias que aqui reunidas fazem pensar melhor do que se estivessem em outro lugar.
Mas escrevo é para dizer que fui mal interpretado.
Saiba que não ironizei o albinismo. Talvez meu tom favoreça o leitor a pensar que estou sempre ironizando alguma coisa. Mas é uma pista falsa. Se disse que temos que criar o dia de consciência albina é justamente por pensar assim.
É claro que sei que quando tocamos em temas deste tipo, temos que tomar muito cuidado para não ofender ou machucar quem já tanto sofre por isso.
No primeiro texto que você citou, creio que escrevi coisas muito bonitas sobre o dia da consciência negra. Esta frase é um bom exemplo: " Eles só querem que se lembrem muito bem do passado para poderem esquecê-lo tranqüilamente.
"Entenda que sou tão a favor do dia da consciência albina quanto sou a favor do dia da consciência negra. Os negros e o albinos têm motivos muito justos para serem homenageados com um dia só para eles. Uma data oficializada é muito importante, sim, para uma luta constante contra os preconceitos tão nojentos e execráveis.
Já no segundo texto, creio que o senhor me interpretou erroneamente por não acompanhar o blog. No blog, estou sempre inventando algumas notícias para falar de outras coisas. Nesta notícia falsa, o importante - veja pelo título - é encontrar Wally. Wally é o "W., que não quis se identificar, tratou de revelar sua indignação", entende?
E mesmo que fosse um texto sério e jornalístico, veja que a opinião não é de quem redige, senão da pessoa que foi entrevistada - o Wally, no caso.
Eu nunca tinha pensado nisso, mas concordo com você: seria justíssimo que os albinos recebessem protetor solar no SUS. Porque o protetor solar é o que lhes garante o direito de sair de casa durante o dia. Assim como sou a favor que o governo dê comida a quem não tem o que comer, dê estudo a quem não tem onde estudar, e assim por diante.
Espero que você tenha compreendido. Saiba que respeito muito os albinos, os negros, os brancos, e todos. No blog não há ironia. A ideia pode até ser estranha; mas nunca foi irônica.
Continue com seus textos. O blog é ótimo.
Grande abraço, André
Devo pedir desculpas publicamente ao André e agradecer ao texto educadíssimo e bem escrito que teve a gentileza de me mandar.
Uma das coisas que tem me dado mais prazer com essa história de blog é estar entrando em contato com gente tão bacana, cheia de idéias e dispostas a ajudar. Imaginem que uma leitora assídua, a Samya, se ofereceu pra traduzir os eventuais textos em espanhol que eu selecionar pro blog. Obrigadíssimo, Samya, assim que tiver algum, te mando.
Quanto ao André, espero que ele continue a ler o blog e vez mais me desculpe. Como diria Adoniram Barbosa, de tanto levar frechada, o coração às vezes vira tauba de tiro ao álvaro, daí a gente começa a ficar suspeito de tudo.
Inda bem que tudo não passou dum mal-entendido, como na canção do grupo Genesis...
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário