Assim Vivemos: 4º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiências
Bengala Legal23/07/2009
Festival proporciona todas as acessibilidades nas sessões dos filmes: audiodescrição, legendas com closed caption e interpretação em LIBRAS dos debates
O Assim Vivemos 2009 – 4º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência será realizado de 04 a 16 de agosto no Rio de Janeiro, de 25 de agosto a 06 de setembro em Brasília e de 07 a 18 de outubro em São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil.
O Festival Assim Vivemos é bienal e teve sua primeira edição realizada em 2003, no Rio de Janeiro e em Brasília. Desde então, o festival proporciona todas as acessibilidades nas sessões dos filmes: audiodescrição (descrição de tudo o que aparece na imagem dos filmes e que não pode ser entendido apenas pelo áudio), legendas com Closed Caption (inclusive nos filmes brasileiros) e interpretação em LIBRAS dos debates.
Em duas semanas, exibiremos 24 filmes de 13 países, em diversos horários. Também serão realizados quatro debates sobre temas específicos, congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados, professores universitários, diretores de cinema, entre outros.
Alguns Destaques dessa Edição
Eu era surdo e não sabia, da França, e Vozes de El Sayed, de Israel, sobre questões relativas à surdez. Somos todos Daniel, do Canadá, filme que nos apresenta uma turma de adolescentes autistas que cantam, dançam e interpretam. As políticas públicas de inclusão e acessibilidade aquecem o debate em filmes como Ofensas verbais, dos Estados Unidos, Omar, você aceita minha deficiência?, da França e As autoridades estão sempre certas, do Reino Unido. O humor se faz presente em Blues da Moça Cega, dos Estados Unidos e em Os Marginais, do Reino Unido. E muito mais. Filmes da Coréia do Sul, Armênia, Noruega, Rússia, França, Argentina, numa programação que compõe um impressionante painel multicultural.
Pedimos ainda especial atenção para os quatro excelentes filmes brasileiros selecionados: Sentidos à Flor da Pele, de Evaldo Mocarzel, Pindorama, de Roberto Berliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare, Dreznica, de Anna Azevedo e O Vôo da Cegonha, de Laly Cataguases.
Acessibilidade
Todas as sessões terão entrada franca; Audiodescrição transmitida para fones, feita ao vivo por dois atores em todas as sessões, na sala de cinema, para pessoas com deficiência visual; Legendas descritivas (CC) inclusive nos filmes brasileiros, para pessoas com deficiência auditiva; Acessos adaptados para cadeirantes. Intérpretes de LIBRAS nos quatro debates (apenas nos debates). Catálogos em Braille.
Veja a programação completa no site: www.assimvivemos.com.br.
Patrocínio: Banco do Brasil. Produção: Lavoro Produções. Direção: Lara Pozzobon. Realização: Centro Cultural Banco do Brasil.
(Encontrado em http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=26062)
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário