Além da proteção
Nova geração de filtros solares promete também preencher rugas e deter a oleosidade, entre outros benefícios
Mônica Tarantino
O fator de proteção solar, o FPS, não é mais o único atributo a ser pesado na hora de comprar um protetor solar. Agora, há produtos que, além de filtrar os raios UVA e UVB, combatem as rugas e a oleosidade, entre outros benefícios. “E essas são associações bastante válidas para melhorar as características dos filtros”, aprova a dermatologista Shirlei Borelli, de São Paulo.Um dos lançamentos que se encaixam no novo modelo é o filtro Anthelios AE Gel-Creme Velouté, da La Roche-Posay. Ele possui ácido hialurônico, substância que ajuda a preencher rugas. Já o Hidrafil Anti- Aging, recém-lançado pela Stiefel, aposta na combinação proteção solar, hidratante e antienvelhecimento.
Um dos clássicos obstáculos ao uso diário do filtro é sua textura, em geral grossa demais, portanto inadequada à pele e ao clima brasileiros. No calor, um rosto besuntado com produtos pesados em poucas horas ganha aspecto brilhoso. Com foco nesse problema, a marca Ada Tina lançou o Normalize Matte, que oferece controle progressivo da oleosidade e redução do brilho da cútis por seis horas. O segredo, neste caso, é a adição de esferas que retraem os poros e puxam a oleosidade para dentro delas. Mais uma inovação para proteger peles oleosas é o Minesol Oil Control FPS 30, da RoC. Além do toque seco, promete também reduzir a oleosidade da pele.
O apego dos brasileiros ao bronzeado também foi levado em consideração pelas empresas. Pesquisas da Nivea, por exemplo, indicaram que muita gente evita o protetor porque quer estar bronzeada. Por isso, a companhia está lançando o SUN Protect & Bronze FPS 15 e 30. O produto tem um pigmento que se deposita aos poucos na pele e favorece o bronzeado. Para as morenas e negras, a Natura apresenta protetores específicos, com FPS 15. A diferença é a combinação de filtros que não deixa resíduos brancos.
Esses esforços visam aumentar a adesão ao uso diário dos filtros, recomendação obrigatória feita pelos especialistas. “E produtos de boa qualidade, que apresentam essas outras funções, ajudam a convencer as pessoas dessa necessidade”, diz a dermatologista Ediléia Bagatin, da Universidade Federal de São Paulo.
(Encontrado em http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2083/artigo153698-1.htm)
(Abaixo, os Beatles e sua Here Comes the Sun.)
sábado, 10 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá
ResponderExcluirGostei muito deste artigo. Se quiseres ler e comentar o meu artigo acerca de protetor solar:
http://manualdabeleza.com/protetor-solar/
Obrigado