Tenho recebido diversos emails pedindo que me pronuncie a respeito do programa Câmera Record sobre albinismo.
É sabido que este blog colaborou com a produção do programa, indicando personagens e histórias, além de fornecer endereços de email pra que a produção contatasse vários dos entrevistados.
Orgulho-me disso e acho que não fiz mais do que minha obrigação. E faria tudo de novo. Afinal, trata-se de um trabalho de difusão da causa albina.
Gostei do programa. Acho que transmitiu bastante informação e abordou o albinismo de modo humano, mostrando famílias, mães orgulhosas de seus filhos. Achei importante mostrarem o trabalho do fotógrafo Gustavo Lacerda porque percebi que está sendo uma iniciativa ótima pra auto-estima dos envolvidos. A história de sucesso do Hermeto Pascoal serviu pra mostrar que albinos são capazes de atividades produtivas.
Infelizmente, a matéria sobre o rapper Gaspar ficou de fora. Torçamos pra que seja aproveitada em outro programa. A matéria sobre as crianças albinas de Olinda, por exemplo, foi aproveitada do Domingo Espetacular. Lembram que cheguei a postar sobre ela, quando foi ao ar? Portanto, esperemos que o mesmo ocorra com o Gaspar e ele possa se tornar a primeira estrela albina de rap nacional. (Falando no Gaspar, ele é papai agora, sabiam??)
A repercussão do programa na comunidade do Orkut mantida pela Andreza Cavalli foi praticamente instantânea. O número de membros inflou do dia pra noite.
Mesmo o blog, que não foi citado, registrou aumento na freqüência. Ganhamos um bocadinho de seguidores novos e recebi emails interessantes de pessoas falando que, após o programa, foram á rede pesquisar sobre albinismo e nos encontraram.
Sinal de que se um tema ganha destaque na TV, tem gente que vai atrás de informações extras. Sinal de que vale a pena insistir na difusão do tema do albinismo. Imaginem quantas noções errôneas não foram desfeitas. Quantas pessoas que jamais haviam pensado a respeito e começaram a pensar!
Por tudo isso, a Rede Record merece meu aplauso.
Mas...
Mas, esse é um blog de reivindicação, além de difusão. Então, é hora de reivindicar!
Já escrevi à Record propondo a idéia de uma personagem albina POSITIVAMENTE CONSTRUÍDA em uma de suas novelas. O Big Brother inglês já teve um participante albino. O seriado norte-americano Ugly Betty, um albino secundário na atual temporada. O que uma emissora brasileira está esperando pra ser a primeira do mundo a ter uma personagem albina bem representada em sua teledramaturgia???
Até agora não obtive resposta, mas espero que a idéia tenha sido pelo menos apresentada pro departamento de teledramaturgia.
O Câmera Record já mostrou que albino não fica feio na tela. Eles mesmo mostraram o trabalho do Lacerda.
Agora é torcer pra que a idéia encontre ouvidos criativos dispostos a ousar.
(Abaixo, montagem com diversas vinhetas da Rede Record ao longo dos anos.)
Agradecemos à Record pela divulgação e a Record deve agradecer a nós, porque a audiência nesse dia do programa, grande parte foi devido á nossa mobilização.
ResponderExcluirRsrrsrsrsrs
Foi a primeira vez que vi o tema Albinismo sendo abordado na TV. Aliás no outro dia era o assunto na faculdade, muitas pessoas assistiram e todos nós achamos de grande importância, já que eliminou muitas dúvidas e "pré-conceitos".
ResponderExcluirA única coisa que eu não comentei, mas no fundo percebi foi que deram muito enfoque para "os problemas", como os visuais e relacionados ao sol. Sei que existem, mas abriu portas para que muitos não enxergassem como uma alteração genética e sim, como uma doença. E eu não concordo com isso, mesmo não sendo albina, não vejo a albinismo como uma doença.
Enfim, ninguém é perfeito.
Olá,
ResponderExcluirem relação a essa família que tem os irmãos com albinismo, estou buscano informações sobre como localizar essa família em Olinda - PE. Se for possível me envia por e-mail o endereço com o qual eu possa encontrá-los. Tenho doações que já são destinadas à eles. Tentei entrar em contato com a Record mas sem sucesso.
Conheço um grupo de dermatologistas que gostariam de ajudar de alguma forma.
Fico esperando seu retorno.
Erickson Feitosa; 82 9922-3654; erick_marcos@hotmail.com
expressoes como... homem com cabelo cor de fogo e pele quase transparente... tornaram a reportagem no minimo apelativa... parecia que estavam tratando de aberrações...
ResponderExcluirque tal falar um pouco sobre superação... acho que anexar esse olhar seria minimamente irriquecedor...
Mara Luanne
aubina-25 anos