Médicos nos Estados Unidos conseguiram recuperar a visão de um homem que passou 55 anos cego em um olho por conta de um descolamento de retina.
O homem, de 63, procurou o hospital oftalmológico New York Eye and Ear Infirmary, com o olho direito avermelhado e reclamando de dor.
Ele havia perdido a visão aos oito anos de idade, quando sua retina descolou em função de uma pedrada.
Segundo relataram os médicos na revista científica Journal of Medical Case Reports, o olho estava inchado, e apresentava sangramento e alta pressão de fluidos.
Após várias semanas e diversos procedimentos para estabilizar a pressão na área atingida, os médicos perceberam que o homem havia recuperado parte da percepção da luz no olho.
Isto representou um estímulo para tentar a cirurgia de recolocação da retina.
Sucesso
O cirurgião Olusola Olawoye, que realizou a operação, disse que após a cirurgia a visão do olho melhorou a ponto de o paciente conseguir contar os dedos de uma mão à distância de cinco metros.
Um ano depois, os médicos perceberam que a cicatrização do olho estava provocando novos descolamentos de partes da retina. O homem foi submetido a uma segunda cirurgia, também bem-sucedida.
O médico disse acreditar que a pouca “altura” de descolamento da retina tenha contribuído para o sucesso dos procedimentos.
“Até onde sabemos, este é o primeiro relato de recuperação de um paciente com um descolamento traumático de retina”, afirmou o médico.
“Não só é um grande resultado para nossos pacientes, como tem implicações para a restauração da visão de outros pacientes, especialmente no contexto de pesquisas com células-tronco que poderiam ser transplantadas para retinas defeituosas a fim de restaurar a visão.”
A retina é uma camada fina interna do olho onde as imagens são “focalizadas”, interpretadas pelos nervos e levadas para o cérebro.
O descolamento é uma separação desta camada fotossensível, normalmente em função de uma rasgadura, da sua conexão na parte traseira.
Deixado sem tratamento por muitos anos, o descolamento pode resultar em dano permanente à retina, o que torna a operação de reparação sem efeito.
No último mês de abril, pesquisadores japoneses conseguiram criar uma retina sintética a partis de células-mães de camundongos.
(Encontrado em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/06/110617_olho_cirurgia_pu.shtml?print=1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário