quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A VOLTA DE MIGALOO


A presença de uma baleia-jubarte albina na costa da Austrália intriga e fascina os pesquisadores desde 1991, quando um exemplar macho foi visto pela primeira vez. O site de notícias “Cairns”, da cidade de mesmo nome, publicou em agosto deste ano uma imagem do animal.
O fato continua a atrair a atenção da população, que considera a baleia um patrimônio. Ambientalistas inclusive já criaram uma organização que pede proteção na costa de Queensland, região onde o exemplar albino costuma frequentar durante o inverno antártico.
Apelidado de “Migaloo”, um nome aborígene, a baleia foi classificada como “animal de interesse especial”, pelo estado australiano. A legislação aumenta a proteção contra pesca e a distância de barcos e embarcações a partir dos animais.
Em 2004, pesquisadores do centro de pesquisas de baleia da Southern Cross University conseguiram coletar amostras de DNA do animal. A partir do exame, verificou-se que o exemplar era um macho. Migaloo já foi visto algumas vezes neste ano, inclusive confundido com outras espécies, conforme relato do site “Cairns”

Nenhum comentário:

Postar um comentário