Deficiente visual faz vídeo para mostrar problemas de locomoção
Se transitar nas ruas de Cianorte é um risco, andar pelas calçadas não é diferente. E no caso do estudante de Educação Física Thiago Eidi Hayashi o desafio é ainda maior. Ele tem pouco mais de 5% da visão. Em 2013 a Tribuna de Cianorte o encontrou andando na rua, porque o espaço reservado para a calçada, na região do Fórum de Cianorte, estava intransitável. Após a matéria, o local foi remodelado, facilitando o acesso de todos.
Mas nem tudo são flores, no caminho de Thiago e de quem insiste em caminhar pelos passeios públicos. Inconformado com tanta falta de respeito Thiago resolveu mostrar para os internautas o que ele encontra diariamente pelo caminho, que deveria ser de livre acesso. “Eu fiz o primeiro vídeo, segurando o celular na mão e mostrando como é o meu percurso de casa até a faculdade”, conta. Sua ideia é gravar vídeos diários e com isso estimular alguma mudança de comportamento.
Entre a casa de Thiago e a Unipar, ele encontrou buracos, carros e cadeiras em cima das calçadas, muitas delas com desníveis de mais de 50 centímetros, ausência de faixa de pedestre e de rampas nos canteiros centrais, tampas de bueiros quebradas, tapumes de construções tomando conta das calçadas, entre outros. Bem próximo de sua casa, em um terreno baldio, os moradores depositaram sofás e vidros onde seria o passeio, tomado pelo mato.
“Será que é o meu primo quem possui uma 'deficiência' vencendo dia após dias os desafios que a mobilidade impõe ou no caso ele é eficiente e nós os deficientes do sistema, da política, das leis e da falta de bom senso?”, questionou Lud Hayashi.
http://www.tribunadecianorte.com.br/transito/deficiente-visual-faz-video-para-mostrar-problemas-de-locomocao-27788/
Nenhum comentário:
Postar um comentário