segunda-feira, 19 de maio de 2014

FLIPPER ALBINO

Ex-treinador de 'Flipper' usa golfinho albino para denunciar aquário japonês

Americano denuncia aquário de Taiji de não permitir entrada de ocidentais.
Local tem autorização para fazer shows e vender carne de golfinhos.






Golfinho albino nada com outros animais no aquário de Taiji, no Japão (Foto: Sea Shepherd Conservation Society/AP) 
Golfinho albino nada com outros animais no aquário de Taiji, no Japão (Foto: Sea Shepherd Conservation Society/AP)

O norte-americano Ric O’Barry, de 74 anos, ficou famoso nos anos 60 por treinar golfinhos para a série de TV "Flipper". Depois disso, O'Barry passou a condenar a criação de golfinhos em cativeiros e o uso dos animais para shows. Esta semana, ele foi para o Japão protestar contra o aquário Taiji Whale Museum, que está criando um golfinho albino em cativeiro. O'Barry teve sua entrada no local barrada e resolveu processar o aquário por discriminação.
O’Barry,  quer levar o golfinho, que ele chama de Angel, para um santuário. Ele diz que o Taiji Whale Museum não permite a entrada de pessoas de aparência ocidental para ver o filhote. O aquário usa os golfinhos em shows para o público. Também vende carne de golfinho e baleia para consumo. Em 2009, O'Barry estrelou o documentário "The Cove", que mostra a caça de golfinhos em Taiji.

Depois de treinar golfinhos para a série Flipper, Rob O'Barry passou a ser contra a criação dos animais em cativeiro (Foto: Junji Kurokawa/AP) 
Depois de treinar golfinhos para a série Flipper,
Rob O'Barry passou a ser contra a criação dos
animais em cativeiro (Foto: Junji Kurokawa/AP)

O diretor do aquário, Katsuki Hayashi, diz que rotineiramente recusa a entrada de ativistas ocidentais que costumam ir à cidade para protestar contra a caça de golfinhos. Ele diz que turistas e outros visitantes são sempre bem-vindos. "Nós recusamos a entrada de pessoas que exigem a libertação dos golfinhos", afirma.
Hayashi diz que o golfinho albino, batizado de Supika, está se alimentando bem e convivendo com os outros animais.
O ativista O’Barry acredita que o golfinho esteja sofrendo por estar separado dos seus pais. O diretor do aquário não sabe dizer se os pais do filhote albino viraram carne de golfinho.
O governo do Japão defende a caça de golfinhos como tradição. Mas a caça em Taiji tem atraído ativistas internacionais, entre eles o cantor Sting.
"Em Taiji temos a maior matança de golfinhos no planeta. Centenas de milhares de golfinhos já morreram lá de forma brutal", diz o ativista O'Barry. "E o Angel (golfinho albino) é o símbolo disso tudo. É por isso que ele é tão importante."
 http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/05/ex-treinador-de-flipper-usa-golfinho-albino-para-denunciar-aquario-japones.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário