Grupo de albinos da SMS retoma as atividades em fevereiro
Segundo Luciana Ferreira, servidora do PAPD, o grupo tem como meta para 2015 a criação da Associação Estadual de Albinismo e Baixa Visão. “Com esse grupo, podemos consolidar as atividades que ao longo desse tempo viemos desenvolvendo aqui, como informações sobre prevenção, direitos sociais, educacionais e sobre políticas públicas”, explica.
“Após o cadastro com os documentos na coordenação, o paciente será encaminhado para o dermatologista e para um Centro Especializado em Reabilitação visual para as consultas oftalmológicas. Assim, ele passará por todo o acompanhamento médico e poderá ser atendido pelo Grupo de Albinos de forma integral. Porém, se o paciente tiver dificuldade em conseguir atestados, nós do programa já encaminhamos para o médico”, afirma a servidorado PAPDdo Pam Salgadinho, Luciana Ferreira.
Entrega de protetores solares
Pessoas com albinismo devem usar proteção solar sempre que estiverem em ambientes expostos ao sol e ter o acompanhamento médico de um dermatologista para avaliação da pele e detecção de lesões que possam predispor ao surgimento de câncer na pele.
O albinismo é a ausência parcial ou total do pigmento na pele, nos cabelos e nos olhos. A sua forma mais perigosa é a que determina a total ausência de pigmentação por todo o corpo: o albinismo oculocutâneo. A patologia aumenta as chances de surgimento de câncer de pele e também o risco de cegueira pela intolerância à luz solar.
Cuidados no verão
O PAPD reforça que no período das altas temperaturas, os albinos devem tomar cuidados redobrados com a exposição ao sol. É recomendado o uso de protetor solar, chapéu, roupas de manga, guarda-chuvas e evitar ir à praia antes de 16hs. Esse cuidado também se estende às crianças que brincam nas ruas ou quintas de casa, para que os pais fiquem atentos ao uso da proteção, por conta da grande sensibilidade ao sol dos portadores de albinismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário