Roberto Rillo Bíscaro
A primeira metade dos anos 80 assistiu à Segunda Invasão
Britânica no mundo pop e jovens oriundos de subúrbios ou lugarejos ingleses foram
catapultados ao estrelato global em questão de meses. O Culture Club, com sua
liquefação de influências e etnias e a androginia adestrada de Boy George,
indiscutivelmente é ícone do período. Em pouco mais de 3 anos, a banda saiu do
anonimato, conquistou a Terra e caiu mortalmente ferida com escândalos e queda
na popularidade. Karma Chameleon sempre estará entre as canções-símbolo da
década, como Rock Around the Clock estará pros 50’s e assim por diante.
O telefilme Worried About the Boy (2010), da BBC, foca
nas desventuras românticas de George O’Dowd – nome de batismo da drag – meio
que pra explicar/justificar sua adição à heroína, que o levou às páginas
policias e aos tabloides nos meados oitentistas. Contrapondo a fase pré-Culture
entre 80-2 e o auge da baixaria (da época, porque bafão não faltou na
trajetória da tia da Lady Gaga!) em 86, a explicação pro azar do inseguro George
com relação ao amor é a seguinte: seu visual muito feminino não agradava aos
homens gays, mas sim aos héteros, que fantasiavam-no como mulher pra justificar
inconscientemente seus desejos homoeróticos. Claro que essa muleta psicológica
sempre quebrava e os machildos de Boy George – dentre eles o baterista John Moss,
do próprio Culture Club e Kirk Brandon, vocalista punk do Theatre of Hate e do
Spear of Destiny – surtavam e saiam correndo atrás de vagina, deixando o cantor
com o coraçãozinho partido. Pena que o roteiro não tangencia nem de longe a
homofobia internalizada de George ao se apaixonar apenas por homens “heterossexuais”.
Douglas Booth está impecável no papel do jovenzito George
que sai da casa dos pais no subúrbio pobre e vai viver em prédios abandonados
em Londres (os squats), onde encontra uma exótica fauna disposta a quebrar as
últimas normas do convencionalismo vitoriano, que os punks ainda não o tivessem
feito. Vestidos ultrajantemente, essa galera se reunia no hoje lendário Blitz
Club, e seria a ponta de lança do New Romantic, que deu ao mundo delícias como
o Duran Duran e o Spandau Ballet. Steven Strange, do Visage, Malcolm McLaren
(interpretado por Mark Gatiss, que apresentou série sobre filmes de horror,
resenhada aqui), está todo mundo no filme. A grande sacada foi em relação a
David Bowie, inspiração maciça dos New Romantics, que o tinham literalmente
como um deus. Como Deus a gente não vê, quando o Camaleão visita o Blitz, também
não é mostrado.
Com esmerada trilha sonora – Siouxsie and the Banshees,
The Human League, Soft Cell – Worried About the Boy é uma sensível mostra do
que há por trás da persona pública duma grande celebridade, da qual hoje
tendemos a lembrar apenas dos escândalos e da decadência, mas que, antes de
mais nada, é um ser humano tão vulnerável como nós “anônimos”.
Há cópia legendada em
português no Youtube. Não dá pra incorporar à postagem, mas você pode vê-la
clicando no link:
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