terça-feira, 11 de agosto de 2015

ZOOFILIA EM MOÇAMBIQUE

TARTARUGAS ALBINAS NASCEM NA ILHA VAMIZI EM MOÇAMBIQUE

Imagem: Reddit

Após muitos anos de vigilância, ainda há coisas que surpreendem o “staff” do centro de pesquisa de Vamizi.

Pela primeira vez nesta ilha moçambicana, no projeto de monitorização que começou há 10 anos, foram encontradas quatro crias de tartaruga-verde albinas, no local de desova mais bem sucedido. Duas das tartarugas ainda estavam vivas. O mais interessante, e fora do normal, é que as crias têm olhos vermelhos (falta de pigmentação), uma consequência comum do albinismo em alguns animais.
Segundo Joana Trindade, gerente da Comunidade de Conservação da ilha Vamizi, “não há registos de alguma vez ter nascido outras tartarugas-verdes albinas sem pigmentação nos olhos. Recolhemos amostras, para tentar descobrir como isto ocorreu em tartarugas-verdes (…). Também já contactamos outros especialistas em tartarugas, para obter mais informação sobre possíveis ocorrências similares noutros projetos”.
Inaugurado em 2005, o “resort e centro de pesquisa de Vamizi tem sido gerido pela Sociedade Zoológica de Londres e a WWF. Em Abril de 2014, Vamizi estabeleceu uma parceria importante com a IUCN, com o objetivo de reforçar a preservação do Canal de Moçambique.

Foto: Joana Trindade
Foto: Joana Trindade
Foto: Joana Trindade
Foto: Joana Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário