O uso da palavra albino em mais um xingamento na TV está rendendo indignação entre grupos de pessoas com albinismo. Encontrei um texto do Samuel Firmino em uma rede social, que compartilho para agregar à discussão e à denúncia.
Agradeço ao Firmino a inclusão do blog na sua lista de endereços importantes. :)
A discriminação midiática e a suavização do preconceito
Recentemente, exibida em horário nobre pela Rede Globo, a novela 'A Regra do Jogo' apresentou em seu capítulo do último dia 04 cenas que, para propor humor, não dispensaram o velho discurso da intolerância, do preconceito e da banalização da agressão racial. Em cena, Atena - personagem de Giovanna Antonelli - faz uso da expressão "RATAZANA ALBINA" em referência ao personagem interpretado por Tonico Pereira.
Curiosamente, ainda no mesmo capítulo, o protagonista vivido por Alexandre Nero tem como figurino uma camiseta branca com os seguintes dizeres: "Diga Não Ao Preconceito" - hipocrisia televisiva ou manto do politicamente incorreto?
Na noite de segunda, a novela superou os recordes de audiência. Foram 31,9 pontos alcançando o pico com 35. Com público seletivamente situado na capital paulista, isso pode sugerir um número equivalente a 69,4 mil domicílios ou 200,5 mil espectadores por ponto, segundo o Ibope.
E esse tipo de expressão, associada às pessoas com albinismo, torna-se extremamente agressiva e lastimável quando vinda de uma emissora que acarreta milhares de espectadores por dia. Que se mantém forte frente às injurias raciais que atingem seu quadro de funcionários, como nos episódios com a jornalista e apresentadora Maju Coutinho e a atriz Taís Araújo. Mas se enfraquece quando o debate em torno das diversidades éticas se amplia e a representatividade albina é praticamente inexistente.
Pode parecer simples o xingamento, mas acredite, para as pessoas albinas torna o Brasil bem mais próximo da *África.
*O continente possui um alto índice de assassinatos de pessoas com albinismo, principalmente em sua porção subsaariana. Somente nos últimos três anos cerca de 70 albinos foram mortos na Tanzânia (dados registrados).
----------------------------------
Alguns links importantes:
GRUPO DE PESSOAS COM ALBINISMO DO RIO DE JANEIRO:https://about.me/albinismo.rj
Nenhum comentário:
Postar um comentário